Categorias
blog

Qual a melhor? Entenda a diferença entre a bateria selada e a não selada

Como descobrir o modelo ideal de bateria automotiva? Neste texto iremos sobretudo ensiná-lo a diferença entre a bateria selada e bateria não selada

Como descobrir o modelo ideal de bateria automotiva? Neste texto iremos sobretudo ensiná-lo a diferença entre a bateria selada e bateria não selada

Em princípio, existem várias baterias com a mesma voltagem e amperagem, mas no que se refere ao funcionamento são diferentes. Na hora de escolher a bateria automotiva é preciso saber que há dois tipos: a bateria selada e a bateria não selada.

Assim sendo vamos te explicar qual a diferença entre as duas e qual a melhor.

Bateria selada

Antes de tudo conhecida como bateria sem manutenção, a bateria selada é estacionária. Ela não emite de gases e pode ser transportada e usada em qualquer posição sem que haja risco de vazamento do eletrólito. Diferente das demais, ela também não apresente perigo de explosão em condições normais de trabalho.

Certamente uma das vantagens da bateria selada é não precisar verificar o nível da água, pois seu processo químico para produzir eletricidade consome uma quantidade insignificante de água. A bateria selada é construída com a tecnologia chumbo-ácido, ou seja, é selada com uma placa externa de chumbo, que possui adição de cálcio.

De fato, a vida útil da bateria selada chega a 4 anos. Além disso, é considerada o modelo mais recente do mercado.

Ao mesmo tempo nas desvantagens da bateria selada está o fato de que se o alternador carregar além do limite a bateria sofrerá sobrecarga, fazendo com que sua água seque e não existe uma forma de recarregar bem como verificar o nível da água.

Bateria não selada


Conforme o próprio nome diz, a bateria não selada é um modelo com manutenção.

Na bateria não selada o processo químico que produz eletricidade consome água, por isso, necessita de cuidados especiais como a verificação do nível de água a cada 3 meses. Dessa forma, caso seja comprovado o nível baixo, será necessário completar com água destilada ou desmineralizada, caso contrário perderá a eficiência e começará a degradar de forma irreversível.

Se o nível da água estiver sempre completo e com manutenções, de maneira idêntica, a durabilidade da bateria não selada será igual a bateria selada.

Na bateria não selada por não ter selamento de chumbo, não apenas há saídas de ar para a fumaça devido as reações químicas no interior dela, como também ela não pode ficar em outra posição que não aquela para a qual foram projetadas, pois haverá vazamento de ácido e potencial risco ao equipamento e principalmente a usuários e operadores.

Mas afinal, qual eu devo usar?

Depois que te explicamos tudo isso, sabemos que a escolha não é decisão fácil. Desse modo lembre-se, é importante ter cuidado com ambas.

Como resultado a Euro Baterias recomenda a bateria selada por três motivos: mais comodidade, pouca manutenção e por ser um tipo mais recente de bateria e a mais comercializada pelas marcas. Na Euro Baterias sempre recomendamos as melhores baterias. Garantimos a qualidade, o desempenho e a segurança que você precisa.