Você já checou a bateria automotiva do seu veículo? Você sabia que ela não é eterna e cedo ou tarde precisará ser trocada? Mas como escolher? Sabemos que essa não é uma tarefa simples, por isso preparamos dicas que irão te ajudar a escolher uma boa bateria.
A bateria automotiva é um dos principais elementos do carro. É ela quem fornece energia para a partida do motor, assim como para todos os outros componentes elétricos do automóvel. Mas, ao contrário de outras partes do carro elas não passam por revisão constante.
Entretanto ela possui vida útil que dependerá do tipo e qualidade escolhida, mas que deve durar de 2 a 5 anos, e após esse tempo será necessário substituí-la, afinal de nada adianta ter um carro parado na garagem.
Mas como saber se o veículo está precisando de uma nova bateria? Dificuldade para ligar, motor “engasgado”, falha no sistema elétrico e aviso no painel do carro, são só alguns sinais.
Primeiramente, para substituí-la é importante saber que existe a bateria automotiva ideal, isto é, nem todos os modelos servirão para o seu veículo. Nos mais modernos, por exemplo, se os procedimentos não forem respeitados, itens como computador de bordo e injeção eletrônica podem ser desprogramados. Por isso, se houver qualquer dúvida consulte o manual ou o seu mecânico de confiança.
Para te ajudar a escolher a melhor bateria automotiva separamos alguns tópicos que você deve levar em consideração antes da compra.
1. Produto semelhante
Procure baterias automotivas com o mesmo aspecto técnico indicado pelo fabricante do veículo. Outra solução é optarpor uma da mesma marca.
2. Inmetro
Desde junho de 2014, é obrigatório no Brasil que as baterias automotivas sigam exigências e tenham o selo de qualidade do Inmetro. É ele quem garantirá a eficiência do produto.
3. Garantia e troca
Procure uma loja de baterias automotivas que ofereça a possibilidade de troca e pergunte ao vendedor qual marca oferece garantia estendida, o que poderia anulá-la e se o produto é original de alguma fábrica.
4. Tamanho
A bateria tem de se adaptar a caixa de bateria de maneira exata para que caiba e não fique com folga. Outros itens para ficar atento são os terminais, eles possuem localização específica uma vez que a fabricação é padronizada.
5. Amperagem
Ela deve ser exatamente a que o carro suporta. A conta é simples, automóveis que demandam mais energia para manter seus componentes necessitarão de baterias automotivas com maior capacidade elétrica. Dessa forma, se ela for maior desperdiçará dinheiro e se for menor não dará conta do gasto de energia do veículo.
6. Marcas
Antes de mais nada opte por uma loja de baterias automotivas que trabalhe com produtos fabricados pelas marcas mais reconhecidas.
E você, já escolheu a sua bateria automotiva? Lembre-se, procure sempre uma loja de baterias automotivas especialista. Na Euro Baterias sempre recomendamos baterias automotivas com o melhor custo-benefício nas marcas mais expressivas do mercado. Garantimos a qualidade, o desempenho e a segurança que você precisa.